sexta-feira, 7 de março de 2008
Ei não esqueça de deixar um comentário...
Nossas letras são assim...
Procedimentos para conhecer o traçado dos caracteres do alfabeto
Depois de proporcionar várias situações de convivência com as letras, nas quais as crianças possam sentir, através do tato, as suas variadas formas e montar com elas algumas palavras como, por exemplo, seus nomes, o professor pode propor um trabalho mais formal de aprendizagem, com vistas ao domínio das formas gráficas das letras, para que o alfabetizando se aproprie definitivamente do alfabeto - chave para a utilização do código lingüístico, na escrita.
Esse apropriar-se do alfabeto tem um sentido muito amplo que objetiva:• identificar a letra, seu nome e sua forma;• comparar as letras para estabelecer as relações de semelhanças e diferenças entre elas, sob o ponto de vista da forma gráfica e, posteriormente, dos sons;• classificar as letras segundo as formas que elas apresentam.
Compete ao professor oportunizar situações que venham a facilitar o alcance destes objetivos e a conseqüente construção de estruturas mentais que favoreçam o desenvolvimento de habilidades e sirvam de suporte à aprendizagem da leitura e da escrita.
Para facilitar essas construções, cabe ao professor chamar a atenção para os tipos de traços que formam cada letra, auxiliando os alunos para que possam nomeá-los e classificá-los, incentivando-os a criarem uma nomenclatura que identifique cada traçado.
Por exemplo:• letras com traços de pé;• letras com traços deitados;• letras com traços inclinados;• letras com curvas;• letras com pontas etc.É conveniente que o professor use o vocabulário que surgir das crianças, adequando-o, se necessário.As denominações e conseqüentes classificações vão sendo feitas pelas crianças com o auxílio do professor.
Material utilizado:As crianças poderão trabalhar com alfabetos de plástico, madeira ou papelão.
Os alfabetos de papelão podem ser confeccionados pelo professor, utilizando caixas de sapatos ou outras encontradas em supermercados.
É preciso tomar cuidado na confecção de cada uma das letras, para que elas estejam corretamente traçadas. Além disso, é necessário que a face correta da letra seja identificada através de um colorido.
Esse colorido pode ser feito pelo professor juntamente com os alunos.
A atividade de colorir o lado correto da letra constitui-se num contato próximo, quase íntimo com ela.
O colorido, por sua vez, vai permitir que o aluno identifique o lado correto ao manusear a letra e não o inverso e, conseqüentemente, fixe sua forma correta.
Procedimento em aula:Com os alunos dispostos em grupos, para que possam trocar opiniões, manuseando e comparando as letras, o professor vai lançando perguntas, questionando-os, fazendo com que eles se manifestem e estabeleçam conclusões a respeito dos tipos de traços que formam cada letra.
Exemplo: - Vamos observar a letra A? Ela tem:- traços de pé?- traços deitados?- traços inclinados? - curvas? - pontas? - como ela se apresenta?
Para registrar essas observações e para que as letras fiquem classificadas de forma organizada, o professor pode propor a elaboração de um livrinho, que terá tantas páginas quantas forem as classificações encontradas pelas crianças.
Uma folha mimeografada ou xerocada dá para 4 páginas do livro.
EXEMPLO:Letras com traços deitadosA E F...Letras com curvasC D G...Letras com traços de péB D E F H l L...Letras com pontasA M N...
Cada página do livro é feita da seguinte maneira: o professor entrega, por exemplo, a folhinha com o título Letras com traços de pé. As crianças observam todas as letras, em ordem alfabética, e vão selecionando as que têm traços de pé.
Os grupos comparam quais as letras que foram selecionadas e que, portanto, pertencem a esta classificação. Se houver alguma divergência, o professor pode propor que todos juntos analisem a situação até que se chegue a um consenso.Cada um escreve as letras selecionadas na sua folhinha.
O trabalho prossegue, enquanto houver interesse por parte dos alunos. O professor pode combinar com eles que se elabore duas páginas por dia até montar o livrinho.
Não se pode esquecer de inventar um título para o livrinho que pode ser: Nosso Alfabeto ou Estudo das Nossas Letras ou Nossas Letras São Assim e colocá-lo na capa que pode ser ilustrada com uma técnica artística interessante.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
MUITO RICA SUAS ATIVIDADES, ME AJUDOU MUITO OBRIGADA ...BJS
Adorei suas atividades!!
beijos...
Adoro seu blog.. esta de parabéns!!
beijinhos!!!!
Obrigado meninas...precisando iquem a vontade..bjinhos...
Postar um comentário