O QUE É FOME ?
Objetivo 1:Compreender por que precisamos de alimentos
Conteúdo
A cadeia alimentar começa com as plantas e os animais menores, passa pelos animais maiores até chegar aos seres humanos.
Atividades
Peça às crianças que pensem em algum animal que não precise de alimentação.
Circule entre elas ou mostre-lhes a figura Todos nós precisamos de alimentos e oriente-as para que listem oralmente ou por escrito os alimentos comidos pelas pessoas e animais que aparecem no desenho. A figura pode ser também colorida.
Discuta com as crianças que todos os animais e pessoas representados na imagem Todos nós precisamos de alimentos comem alimentos diferentes e necessitam nutrientes diferentes, mas todos necessitam nutrientes para manter-se saudáveis.
A cadeia alimentar pode ser representada solicitando-se às crianças que desenhem uma pequena imagem de uma planta, um peixe, um animal pequeno, um animal grande, ou uma pessoa e que prendam o desenho na roupa ou o mantenham na mão.
Objetivo 2:Saber que precisamos de muitos alimentos diferentes
Conteúdo
Mesmo se dispomos de alimentos suficientes para atender às nossas necessidades energéticas, é possível que não tenhamos boa saúde se não conseguirmos os diferentes alimentos que necessitamos. Dado que os distintos nutrientes se encontram em alimentos diferentes, devemos ter acesso a muitos alimentos diferentes para obtermos tudo aquilo que necessitamo.
Atividades
Diga às crianças que as pessoas das distintas regiões do mundo têm formas diferentes de alimentar-se. Faça circular entre as crianças ou exiba a figura.
Nós precisamos de muitos alimentos diferentes e descreva a refeição que foi servida a essa família. Ela é composta de uma grande quantidade de um alimento básico.
Pergunte às crianças de que alimento se trata (arroz, mandioca ou batata) e que outros alimentos vêem em quantidades menores (frutas, carnes, verduras ou molhos).
Diga aos alunos que é deste modo que se alimenta a maior parte das pessoas do mundo. às crianças como é a alimentação delas e se também consomem um alimento básico acompanhado de quantidades menores de outros alimentos, igual à família da figura.
Utilizando a figura como referência, peça às crianças que confeccionem uma lista dos alimentos básicos e complementares locais. Peça a eles que listem os alimentos complementares de que podem se lembrar e explique que dispor de muitos alimentos diferentes ajuda a manter a saúde e a crescer.
Sua própria versão da figura disponibilizada pode ser criada a partir de um desenho ou recortando fotos e figuras de alimentos básicos e complementares locais.
Objetivo 3: Saber quem são os que passam fome no mundo
Conteúdo
A fome existe por muitas razões. Fome significa não dispor da variedade de alimentos necessários, em quantidade suficiente, para satisfazer nossas necessidades nutricionais. A fome é um problema em todo o mundo. Em todos os países e regiões existem pessoas que não têm alimentos suficientes.
Atividades
Mostre a imagem Mapa da fome no mundo, que indica áreas com problemas graves de fome e desnutrição.
eça às crianças que pensem em um mundo onde todas as pessoas disponham de alimentos suficientes.
Peça aos alunos que façam um desenho desse mundo onde há alimentos abundantes e não existe fome e coloque-os em exposição em espaços da escola ou em prédios públicos da comunidade.
Diga aos alunos que as pessoas podem passar fome por muitas razões, e que é necessário um grande empenho para se resolver o problema.